Em evento oficial, Bolsonaro diz que livros didáticos com temática LGBT estimulam crianças ao sexo
Em evento de comemoração ao Dia Mundial da Juventude, o Presidente afirmou que “Se acontecesse um evento como esse há 4 anos atrás, talvez tivesse dois homens se beijando aqui na frente. Estimulando, desacreditando e desconstruindo a heteronormatividade”. No evento, estiveram presentes o Ministro da Educação e a Ministra dos Direitos Humanos. Para Bolsonaro, os ministérios devem trabalhar em conjunto para vetar matérias sobre a diversidade sexual e de gênero aos jovens. “A intenção é estimular (o sexo) cada vez mais? Nós temos que ter, juntando os ministérios dos Direitos Humanos e Educação um casamento perfeito no combate a isso” afirmou.
Prefeito Crivella, do Rio de Janeiro, aliado de Bolsonaro na época, determinou o recolhimento da revista HQ “Vingadores – A Cruzada das Crianças” (Marvel) e a censura de obras com temática LGBT na Bienal do Livro (05/09). Bolsonaro solicita ao MEC que elabore um projeto de lei contra a “ideologia de gênero” no Ensino Fundamental (02/09). O governador de São Paulo, João Dória (aliado de Bolsonaro), mandou recolher livros didáticos das escolas estaduais para adolescentes que tinham no texto os termos “sexo biológico”, “identidade de gênero” e “orientação sexual” ou que traziam conceitos de “homossexual” (02/09).
Resposta:
O Youtuber Felipe Neto distribuiu gratuitamente 10 mil exemplares de obras com a temática durante o evento. O TJRJ emitiu liminar impedindo a prefeitura de apreender livros na Bienal.